Muitos usuários veem o algoritmo do Instagram como um vilão, mas entender seu funcionamento pode transformar essa “barreira” em um grande aliado. Vamos entender como o algoritmo funciona e ver como usá-lo a seu favor.
O que é o algoritmo?
O algoritmo do Instagram é um sistema que organiza o conteúdo com base nas preferências e interações de cada usuário. Isso gera o que chamamos de tráfego orgânico: ao contrário do tráfego pago, onde você investe em anúncios para aparecer, no tráfego orgânico a plataforma entrega seu conteúdo aos usuários gratuitamente.
Mas, para isso, o Instagram quer que você publique algo relevante e interessante para o público – afinal, esse é o modelo de negócio deles: conectar conteúdos a pessoas interessadas nele.
Meus conteúdos não são bem vistos...
Para muitos advogados, pode parecer que o perfil não está tendo uma boa entrega e que o conteúdo não “chega” ao público. E por isso, acham que o algoritmo é o vilão.
Mas na verdade, o algoritmo só observa padrões.
Pensa comigo: se você gosta de cachorros, o Instagram vai entregar mais conteúdos relacionados a cachorros. Se está pesquisando sobre mudanças de casa, ele entende isso e começa a mostrar posts e produtos ligados a essa fase. Funciona da mesma forma com os seus seguidores: eles veem o que lhes interessa e o que se conecta com o que buscam.
É como se ele soubesse mais de nós, do que nós mesmo.
Por isso, um erro comum entre advogados é postar sobre assuntos diversos sem foco, como um “classificados” de um jornal, com temas variados e desconectados. Isso acaba confundindo o algoritmo, que não consegue entender quem é o público que você está tentando alcançar e qual o foco do perfil, com isso, ele não te entrega.
Como fazer o algoritmo me entregar?
A minha sugestão, como especialista em marketing jurídico, é:
Espero ter te ajudado!
Se você quer saber mais dicas sobre o Instagram e como prospectar clientes na advocacia de forma ética, me segue no Instagram @advogareficaz, que eu tenho certeza de que encontrará muito conteúdo para entender melhor por que seu marketing pode não estar trazendo clientes.
Te vejo por lá...