Como entender o algoritmo do Instagram em 2024

Muitos usuários veem o algoritmo do Instagram como um vilão, mas entender seu funcionamento pode transformar essa “barreira” em um grande aliado. Vamos entender como o algoritmo funciona e ver como usá-lo a seu favor.

O que é o algoritmo?

O algoritmo do Instagram é um sistema que organiza o conteúdo com base nas preferências e interações de cada usuário. Isso gera o que chamamos de tráfego orgânico: ao contrário do tráfego pago, onde você investe em anúncios para aparecer, no tráfego orgânico a plataforma entrega seu conteúdo aos usuários gratuitamente.

Mas, para isso, o Instagram quer que você publique algo relevante e interessante para o público – afinal, esse é o modelo de negócio deles: conectar conteúdos a pessoas interessadas nele.

Meus conteúdos não são bem vistos...

Para muitos advogados, pode parecer que o perfil não está tendo uma boa entrega e que o conteúdo não “chega” ao público. E por isso, acham que o algoritmo é o vilão. 

Mas na verdade, o algoritmo só observa padrões.

Pensa comigo: se você gosta de cachorros, o Instagram vai entregar mais conteúdos relacionados a cachorros. Se está pesquisando sobre mudanças de casa, ele entende isso e começa a mostrar posts e produtos ligados a essa fase. Funciona da mesma forma com os seus seguidores: eles veem o que lhes interessa e o que se conecta com o que buscam.

É como se ele soubesse mais de nós, do que nós mesmo.

Por isso, um erro comum entre advogados é postar sobre assuntos diversos sem foco, como um “classificados” de um jornal, com temas variados e desconectados. Isso acaba confundindo o algoritmo, que não consegue entender quem é o público que você está tentando alcançar e qual o foco do perfil, com isso, ele não te entrega.

Como fazer o algoritmo me entregar?

A minha sugestão, como especialista em marketing jurídico, é:

  • Apostar em campanhas temáticas: escolha um tema do direito, como por exemplo direito trabalhista, e foque nele por um período de 30 a 45 dias.
  • Use hashtags estratégicas, como #direitotrabalhista, para que o Instagram associe seu conteúdo ao público certo.
  • As hashtags são importantes para o tráfego orgânico, mas nada de exageros, viu! Use no máximo 10 hashtags.
  • Usar hashtags fora de contexto pode ser visto como falso engajamento, e o algoritmo pode punir com uma queda de alcance. Então, mantenha suas hashtags alinhadas com o tema!
  • Outro ponto é a interação é que o algoritmo prioriza posts que recebem curtidas, comentários e compartilhamentos. Então, sempre responda aos comentários rapidamente, especialmente nos primeiros minutos da postagens. Esse engajamento inicial ajuda a impulsionar o post.
  • Por fim, mantenha a consistência: não precisa postar todos os dias, mas crie uma frequência, como a cada três dias, e varie os formatos – use Reels, IGTV, carrosséis, explore as opções!


Espero ter te ajudado!

Se você quer saber mais dicas sobre o Instagram e como prospectar clientes na advocacia de forma ética, me segue no Instagram @advogareficaz, que eu tenho certeza de que encontrará muito conteúdo para entender melhor por que seu marketing pode não estar trazendo clientes.


Te vejo por lá...

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.