Ao usar hashtags no Instagram, é fundamental entender seu significado, especialmente porque algumas podem ter conotações diferentes em contextos globais.
Um exemplo é a hashtag "sextou".
No Brasil, é uma expressão popular para comemorar a chegada do fim de semana. No entanto, em inglês é "sex to u" que pode ser interpretada como uma referência a conteúdos de cunho sexual.
Veja a mensagem que o Instagram mostra ao tentar buscar por essa tag.
O uso dessa hashtag pode levar ao bloqueio de seu perfil ou postagem, e em casos de punição, a plataforma pode diminuir seu engajamento, prejudicando seu perfil.
Você sabia dessa proibição?
E digo mais, há outras hashtags que podem causar problemas semelhantes, que você precisa conhecer para evitar penalidades. Veja:
Conhecer as hashtags corretas é essencial, não só para evitar penalidades da plataforma, mas também para aumentar o engajamento dos seus conteúdos. E isso não é apenas uma recomendação minha como profissional de marketing, mas também como advogada especialista em marketing jurídico que utiliza essas hashtags nas próprias postagens.
Inclusive, ofereço packs exclusivos para a advocacia, já com hashtags pesquisadas para cada nicho do direito, otimizando seu engajamento. Vou deixar o link aqui caso queira adquirir algum desses packs > clique aqui.
Voltando às hashtags, é importante seguir as boas práticas que o próprio Instagram recomenda.
E... Segundo a plataforma, usar hashtags populares e relacionadas ao seu conteúdo ajuda a alcançar mais pessoas interessadas em assuntos específicos.
Mas atenção: existe uma maneira correta de usar as hashtags. Não é só colocar qualquer hashtag. O Instagram recomenda que as hashtags tenham relação direta com o assunto do seu conteúdo.
Usar uma hashtag aleatória só porque é popular no momento, sem falar sobre o tema, pode levar a penalidades por tentar enganar a plataforma. Sim, isso acontece quando se tenta aplicar “truques” de engajamento que não são permitidos pelo Instagram.
Então... usar as hashtags é de suma importância para a sua advocacia.
E digo mais, a lista de hashtags proibidas que mostrei pode não ser completa, pois novas podem surgir a qualquer momento. O que você pode fazer, então!?
Para verificar se uma hashtag é segura, é simples: vá ao seu perfil do Instagram, use a ferramenta de pesquisa como se fosse localizar uma pessoa, selecione “hashtags” e, se ela for restrita, uma mensagem indicará isso, tal como mostrei na hashtag do "sextou", logo acima.
Se não aparecer nada, o uso é liberado.
Se você quer saber mais dicas sobre o Instagram e como prospectar clientes na advocacia de forma ética, me segue no Instagram @advogareficaz, que eu tenho certeza de que encontrará muito conteúdo para entender melhor por que seu marketing pode não estar trazendo clientes.
Abraços!